Os 40 anos do assassinato do estudante Edson Luís de Lima Souto, morto aos 16 anos pela polícia no Rio de Janeiro, num dos enfrentamentos que marcou o ano de 1968, foi lembrado em pronunciamento do deputado Flávio Dino (PCdoB-MA) no plenário da Câmara, na noite desta segunda-feira (24). “A data é, segundo o deputado, a oportunidade para o Parlamento reverenciar a memória de todos os estudantes que, generosamente, entregaram suas vidas e seu sangue à causa da democracia política”.
E acrescentou: “Então, que façamos da homenagem à memória de Edson Luiz um convite para que a juventude brasileira permaneça constantemente engajada, contribuindo, como tem contribuído, para a construção de novas instituições em nosso País para que possamos, cada vez mais, sintonizar o Estado brasileiro com as justas demandas, anseios e esperanças da população do nosso País”.
“É projetar o que devemos fazer agora para que possamos, através da lembrança de bons exemplos como esse de Edson Luiz e de todos os estudantes que, naquele momento, tiveram o altruísmo de se mobilizar contra o regime político de exceção, então instaurado no Brasil e que possamos, assim, dizer uma palavra de estímulo e de esperança à juventude que nos acompanha”, afirmou.
“Trago aqui, em nome, portanto, do PCdoB, o partido que tem uma grande atuação no seio da juventude, dirigindo a União Nacional dos Estudantes (UNE), a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) por intermédio da entidade na qual atuamos, a União da Juventude Socialista (UJS), a palavra de homenagem à memória de Edson Luiz, assassinado há exatamente 40 anos quando, em março de 1968, começou o ano que terminou com a edição do Ato Institucional n.º 5, em 13 de dezembro”, disse ainda o parlamentar comunista.
O deputado fez paralelo entre o episódio de 1968 e o ano de 2008, por ser o ano das eleições municipais, o ano em que a Declaração Universal dos Direitos Humanos faz 60 anos e também é o ano em que a Constituição brasileira faz 20 anos. “Será um ano parlamentar marcado por muitas comemorações, debates e reflexões daí derivados. Trago à tribuna os 40 anos, desde 1968, no Brasil e no mundo”, destacou Flávio Dino.
Em defesa do Projovem
O parlamentar lembrou que entre as 14 Medidas Provisórias que trancam a pauta da Câmara, está a que trata do ProJovem. E destacou a importãncia da aprovação da matéria que institui qautro novos programas, reaglutinando as ações do Governo Federal em parceria com Estados e Municípios em favor da juventude.
A criação do ProJovem Adolescente, do ProJovem Urbano, do ProJovem Campo - Sabores da Terra e do ProJovem Trabalhador “são medidas importantes para que a juventude tenha cada vez mais oportunidades de acesso à educação, à qualificação profissional e a melhores condições, portanto, de participar da vida em sociedade”, afirmou Flávio Dino.
O ProJovem tem todo o apoio do PCdoB, disse o parlamentar, destacando, entre as emendas apresentadas por ele, aquela que determina que os Municípios listados propiciem o acesso ao transporte, para que os jovens beneficiados, participantes do ProJovem, possam efetivamente participar das suas atividades, ao fazerem o trajeto casa/local de estudo/local de realização das atividades.
De Brasília
Márcia Xavier
Nenhum comentário:
Postar um comentário